Telefonema estranho da Windows(?)!
Thread poster: Maria Teresa Borges de Almeida
Maria Teresa Borges de Almeida
Maria Teresa Borges de Almeida  Identity Verified
Portugal
Local time: 19:24
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
Jan 9, 2014

Acabei de receber um telefonema supostamente proveniente da "Windows" num inglês macarrónico para me avisar de que tinha sido detetado um vírus no meu computador e que teria de seguir uns passos para o resolver... Quando perguntei qual dos computadores tinha sido afetado (tenho 3), a pessoa engasgou-se e acabou por responder que, aparentemente, o vírus tinha afetado todos. Fiz-lhe notar que achava a conversa extremamente suspeita a começar pelo sotaque, que tenho um técnico de informática... See more
Acabei de receber um telefonema supostamente proveniente da "Windows" num inglês macarrónico para me avisar de que tinha sido detetado um vírus no meu computador e que teria de seguir uns passos para o resolver... Quando perguntei qual dos computadores tinha sido afetado (tenho 3), a pessoa engasgou-se e acabou por responder que, aparentemente, o vírus tinha afetado todos. Fiz-lhe notar que achava a conversa extremamente suspeita a começar pelo sotaque, que tenho um técnico de informática que me presta assistência regular e que estou devidamente protegida contra os eventuais ataques de vírus. Disse-me então que nessas circunstâncias ver-se-ia obrigado a bloquear o acesso à Internet. O número apareceu identificado como +3858. Tudo isto é completamente ridículo mas aqui fica o aviso à navegação...Collapse


 
oxygen4u
oxygen4u
Portugal
Local time: 19:24
English to Portuguese
+ ...
De facto Jan 9, 2014

Que conversa mais estranha. O que é que essa pessoa estaria a tentar obter? Acesso remoto aos computadores afectados para roubar dados?


Se mais alguém foi vítima do mesmo esquema, o melhor é começar a divulgar esta questão através do facebook, por exemplo. Sempre chega a mais pessoas.

Obrigada pelo aviso, Teresa.


 
Maria Teresa Borges de Almeida
Maria Teresa Borges de Almeida  Identity Verified
Portugal
Local time: 19:24
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Parece que... Jan 9, 2014

... nada disto é novo! Pois encontrei várias referências na Net a telefonemas estranhos provenientes da Microsoft e da Windows... Qual a intenção? Boa não era de certeza!

 
Ana Vozone
Ana Vozone  Identity Verified
Local time: 19:24
Member (2010)
English to Portuguese
+ ...
Eu também, há 6 meses atrás Jan 9, 2014

Teresa, eu tive a mesma experiência há 6 meses.

Contactei logo a Microsoft.

Segue texto editado das mensagens trocadas nessa altura, começando com a resposta da Microsoft:

É mesmo fraude! E os "fraudulentos" devem andar a pescar tradutores no Proz...

Bom Ano para si!

Quote
--------------------
Exma. Sra. Ana Vozone,

Agradecemos o encaminhamento desta mensagem e é com toda a confiança que informamos qu
... See more
Teresa, eu tive a mesma experiência há 6 meses.

Contactei logo a Microsoft.

Segue texto editado das mensagens trocadas nessa altura, começando com a resposta da Microsoft:

É mesmo fraude! E os "fraudulentos" devem andar a pescar tradutores no Proz...

Bom Ano para si!

Quote
--------------------
Exma. Sra. Ana Vozone,

Agradecemos o encaminhamento desta mensagem e é com toda a confiança que informamos que se trata de uma situação fraudulenta.

A Microsoft não opera dessa forma. Sugerimos que visite as nossas páginas de segurança para mais informações sobre este tipo de situações e como se pode proteger das mesmas:

Geral: http://www.microsoft.com/pt-pt/security/default.aspx

http://www.microsoft.com/portugal/presspass/Comunicados.aspx?ID=539 - Microsoft Imprensa

Se necessitar de algum esclarecimento adicional, não hesite em contactar-nos.

Sem outro assunto de momento, os nossos melhores cumprimentos,

Serviço de Apoio a Clientes e Parceiros

Microsoft - Portugal

Número Azul 808 22 32 42

E-mail: [email protected]

E-mail: [email protected]

----------------------------------------------
--- Original Message ---
From : "ana vozone"
Sent : sexta-feira, 19 de Julho de 2013 13:59:58 UTC
To : "[email protected]"
Subject : telefonemas suspeitos

Boa tarde,

Conforme meu telefonema de há pouco, informo que recebi hoje duas chamadas de números desconhecidos:

007145357004
003157899672

Na chamada deste último número (0031...), apareceu uma voz (penso eu que era) de um indiano, devido ao sotaque, anunciando que era da Microsoft.

Desliguei de imediato.

Melhores cumprimentos,

Ana Vozone
---------------------------------
Unquote
Collapse


 
Maria Teresa Borges de Almeida
Maria Teresa Borges de Almeida  Identity Verified
Portugal
Local time: 19:24
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigada, Ana! Jan 10, 2014

Ana Vozone wrote:

Teresa, eu tive a mesma experiência há 6 meses.

Contactei logo a Microsoft.

Segue texto editado das mensagens trocadas nessa altura, começando com a resposta da Microsoft:

É mesmo fraude! E os "fraudulentos" devem andar a pescar tradutores no Proz...

Bom Ano para si!

Quote
--------------------
Exma. Sra. Ana Vozone,

Agradecemos o encaminhamento desta mensagem e é com toda a confiança que informamos que se trata de uma situação fraudulenta.

A Microsoft não opera dessa forma. Sugerimos que visite as nossas páginas de segurança para mais informações sobre este tipo de situações e como se pode proteger das mesmas:

Geral: http://www.microsoft.com/pt-pt/security/default.aspx

http://www.microsoft.com/portugal/presspass/Comunicados.aspx?ID=539 - Microsoft Imprensa

Se necessitar de algum esclarecimento adicional, não hesite em contactar-nos.

Sem outro assunto de momento, os nossos melhores cumprimentos,

Serviço de Apoio a Clientes e Parceiros

Microsoft - Portugal

Número Azul 808 22 32 42

E-mail: [email protected]

E-mail: [email protected]

----------------------------------------------
--- Original Message ---
From : "ana vozone"
Sent : sexta-feira, 19 de Julho de 2013 13:59:58 UTC
To : "[email protected]"
Subject : telefonemas suspeitos

Boa tarde,

Conforme meu telefonema de há pouco, informo que recebi hoje duas chamadas de números desconhecidos:

007145357004
003157899672

Na chamada deste último número (0031...), apareceu uma voz (penso eu que era) de um indiano, devido ao sotaque, anunciando que era da Microsoft.

Desliguei de imediato.

Melhores cumprimentos,

Ana Vozone
---------------------------------
Unquote


É bom saber-se que não estamos sós... Bom ano!


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Telefonema estranho da Windows(?)!






Trados Business Manager Lite
Create customer quotes and invoices from within Trados Studio

Trados Business Manager Lite helps to simplify and speed up some of the daily tasks, such as invoicing and reporting, associated with running your freelance translation business.

More info »
Anycount & Translation Office 3000
Translation Office 3000

Translation Office 3000 is an advanced accounting tool for freelance translators and small agencies. TO3000 easily and seamlessly integrates with the business life of professional freelance translators.

More info »